top of page

A transformação da gravação a laser na indústria


gravação a laser de eixos de aços temperado
Gravação a laser

Neste artigo oferecido pela PRO Marking, acompanhe como as inovações na gravação a laser impulsionam transformações na indústria e histórias de sucesso


Embora exista há um período considerável e esteja implementada em diversas empresas em todo o mundo, a gravação a laser continua a remodelar a indústria em todos os seus setores. 

A revolução da gravação a laser 

Ao longo dos anos, várias ferramentas e métodos de marcação foram desenvolvidos para atender necessidades de rastreabilidade e outros objetivos na indústria. 

Enquanto algumas dessas ferramentas ficaram obsoletas, há as que ainda são utilizadas, pois atendem às demandas específicas de algumas empresas, e também outras que foram criadas para atualizar e melhorar os processos já existentes. 

Dentre essas ferramentas, destaca-se a gravação a laser, que teve um impacto significativo em diversos setores industriais quando foi introduzida e mantém sua relevância até os dias de hoje. 

A importância contínua dessa tecnologia revolucionária está na sua capacidade de oferecer precisão, versatilidade e eficiência para uma variedade de setores industriais. Isso acontece por conta de que são atributos que resultam em melhorias importantes nos processos de produção e na qualidade dos produtos, especialmente em termos de rastreabilidade e identificação. 

Além disso, as máquinas que utilizam essa técnica de gravação oferecem uma característica única: a capacidade de serem personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente. 

Para ilustrar esse aspecto, considere um exemplo em que um cliente necessitava de uma máquina capaz de realizar a gravação a laser em uma peça específica, como o volante do motor

A equipe PRO Marking trabalhou arduamente para adaptar uma de nossas gravadoras, a SmartBox, transformando-a em uma ferramenta totalmente preparada para executar a tarefa requerida. 


Se você deseja obter mais informações sobre o trabalho da PRO Marking com máquinas customizadas, como no exemplo citado, continue lendo o artigo, pois preparamos uma sessão para apresentar mais desse trabalho que transformou e continua transformando a linha de produção de diversas empresas.


De que maneiras a indústria é transformada através da gravação a laser? 

Entender o que esse método de gravação proporciona não é suficiente para responder à nossa pergunta inicial. 

Portanto, é crucial compreender como exatamente essa transformação ocorre. 

Uma das principais vantagens da gravação a laser é a capacidade de obter resultados altamente precisos, mesmo em materiais com superfícies complexas ou delicadas. Além disso, a rapidez do processo torna-o ideal para grandes volumes de produção. 

Ao utilizar o laser como ferramenta de gravação, as empresas podem personalizar seus produtos de diversas maneiras, incluindo logos, códigos 2D e 3D ou informações específicas de cada item. Todas essas opções facilitam a rastreabilidade e identificação dos produtos ao longo de todo o processo de produção.


Outro aspecto transformador proporcionado pela gravação a laser é a sua aplicação em materiais diversos, como polímeros, metais especiais e muitos outros. Além disso, o laser também permite realizar marcações permanentes nos materiais sem prejudicar sua estrutura, uma característica simples, mas que proporciona durabilidade e resistência aos produtos gravados, mesmo em condições adversas. 

Essa tecnologia oferece um aumento significativo na produtividade e confiabilidade nas identificações e rastreabilidade, além de proporcionar muita versatilidade e flexibilidade. Não é difícil compreender como todas essas qualidades podem revolucionar a indústria. 

Como a tecnologia de gravação a laser funciona? 

De uma maneira bem prática, inteligente e rápida. 

O laser, que é uma fonte de calor, entra em contato com a superfície do material e causa um leve derretimento e vaporização do local, removendo uma parte bem específica dele. Com isso, uma gravação permanente, de alta precisão e extremamente bem finalizada é formada no espaço onde o laser passou. 

Por causa da maneira que essa tecnologia funciona e pelos tipos de laser existentes, essa gravação pode ser feita em diversos materiais diferentes. 

O tipo fibra, por exemplo, possibilita realizar a marcação em aço, ferro, alumínio, materiais pintados, latão e cobre, entre outros. Basta ajustar a intensidade do laser para que o trabalho seja realizado da melhor forma e sem nenhum dano à superfície do material. 

Já o laser do tipo UV utiliza um processo fotoquímico, que gera pouco calor sobre a superfície do material que está sendo gravado. Por conta disso, ele é ideal para a marcação de plásticos, mas também realiza gravações perfeitas em outros tipos de materiais. 

Esses dois são os principais tipos de laser utilizados pela indústria, e também os utilizados nos produtos PRO Marking. Porém, é muito válido mencionar um terceiro tipo: o laser CO2

Esse é ideal para uso um pouco mais específico, a gravação em materiais orgânicos. Se você precisa gravar em couro, madeira e, até mesmo, alimentos, o CO2 é o tipo perfeito. Por ser de um uso tão peculiar, não temos produtos padrão que utilizem esse laser, mas é uma opção a ser considerada quando precisamos desenvolver um equipamento customizado para nossos clientes, caso se encaixe com a necessidade. 

Customização de gravadoras a laser: uma grande vantagem 

Como dito no início deste artigo, preparamos uma sessão própria para apresentar esse serviço que prestamos com muito orgulho. 

Muitos clientes vêm até nós em busca de uma solução de rastreabilidade industrial, algo que seja capaz de resolver de vez os empecilhos e dificuldades que enfrentam diariamente. Nessas situações, nem sempre nossos produtos padrão são capazes de satisfazer as necessidades apresentadas, e é por isso que começamos a trabalhar com o desenvolvimento de novas soluções.

A ideia é estudar o pedido do cliente para entender exatamente o que ele precisa, e então, trabalhar na criação de uma opção completamente personalizada, que seja capaz de solucionar as dores apresentadas por ele. 

Assim, desenvolvemos uma nova máquina, usando um de nossos produtos padrão (o mais indicado para a determinada situação, algo que é decidido após estudos e testes), para garantir os melhores resultados em termos de qualidade e tempo de gravação, além de, claro, resolver o problema apresentado por completo. 

E foi com esse trabalho personalizado e cuidadoso que a PRO Marking conquistou uma lista de diferentes cases de sucesso. Você pode consultá-los clicando aqui

Mas, caso queira conferir algo mais específico, criamos uma lista com alguns para ficar ainda mais prático: 

Agora é possível compreender como uma única tecnologia pode transformar o cenário industrial até os dias de hoje. 

Você já tinha conhecimento de todos esses detalhes da gravação a laser? Se deseja saber mais sobre o assunto ou tem alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com a equipe de especialistas da PRO Marking através do site!


Fonte: A Voz da Indústria - acesse o original >>

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page