top of page

Motivos para aderir ao laser de fibra óptica na indústria metalmecânica


O laser de fibra óptica é uma das tecnologias de corte de materiais com melhor custo-benefício existentes no mercado. Ele é mais econômico, traz alta precisão nos cortes e é acessível a empresas de todos os portes.

Quer conhecer melhor os benefícios e as capacidades do laser de fibra óptica para gerar mais competitividade para a indústria metalmecânica? Siga com a leitura deste artigo!


O processo de corte a laser de fibra óptica

Com o corte a laser de fibra óptica não há a necessidade de gases especiais para que o laser seja gerado. Por isso o custo torna-se extremamente competitivo, uma vez que os equipamentos consomem menos energia e ainda são ecologicamente corretos.


O processo possibilita cortar materiais metálicos de diferentes espessuras de forma rápida e flexível. Dessa forma, sua aplicação se dá em diversos tipos de projetos. Maior precisão também é garantida com o laser de fibra óptica nas dimensões de produção. Além disso, o tempo de corte é menor e colabora para otimizar o aproveitamento da matéria-prima.


Por fim, vale dizer que os softwares usados para tanto permitem corte nas mais variadas formas. O que elimina a necessidade de produzir ferramentas específicas para a produção.


Entenda o processo

O laser tem a habilidade de cortar o material por contar com feixe monocromático e coerente. Ou seja, por ser único em comprimento de onda e em fase.


Ambas as características tornam o diâmetro de foco do feixe muito pequeno (aproximadamente 0,1-0,4 mm). E, como o laser é direcionado a uma área igualmente pequena, a densidade de energia ultrapassa 106 W/cm2. Com essa magnitude, então, é possível fundir, vaporizar e, até mesmo, decompor vários materiais de forma rápida.

Com o laser de fibra ótica, ao invés de o feixe ser produzido por uma mistura de gazes, ele é transmitido pela fibra. Assim, a estrutura mecânica é muito mais simples e pode ser facilmente integrada a robôs ou mesas multidimensionais.


Vantagens do laser de fibra óptica

Estima-se que uma máquina de laser de fibra óptica tenha um consumo de energia 60% inferior em relação a um laser CO2. Isso porque o laser CO2 tem necessidade de refrigeração, tornando a sua eficiência mais baixa.


Os equipamentos de laser de fibra óptica também costumam contar com um design bastante compacto, porém robusto. Com isso, a instalação é fácil e há maior mobilidade do equipamento.


A qualidade do corte também é muito superior, uma vez que o uso de fibras permite mais flexibilidade ao equipamento, garantindo um bom posicionamento do feixe.

Por fim, o laser de fibra óptica é melhor absorvido por mais materiais do que o tradicional laser CO2, justamente por seu comprimento de onda ser cerca de 10 vezes menor. Assim, o laser de fibra óptica consegue cortar materiais refletores também, como latão, alumínio e cobre.


O que considerar na hora de investir

O corte a laser de fibra óptica traz diversas vantagens, tanto em relação ao custo quanto em qualidade do serviço. Ao realizar um investimento em equipamentos do tipo, é importante entender as capacidades do corte e a tecnologia usada na geração do feixe de laser.






19 visualizações0 comentário
bottom of page