Projeto do Ferramental: a solução ou o início dos seus problemas?


O projeto de um ferramental de estampagem ou comumente chamado, estampo, é a etapa crucial para obtenção de sucesso na produção de produtos estampados. O sucesso que menciono aqui, refere-se obviamente ao atingimento de resultados satisfatórios e competitivos quanto á custos, prazos e qualidade, tanto durante o processo de fabricação do ferramental como também durante sua vida útil.

A obtenção de informações relevantes na etapa mais embrionária do projeto, é de suma importância, uma vez que irá nortear as escolhas fundamentais por parte da equipe envolvida, basicamente composta por um Engenheiro/Técnico de Processos e o Projetista de Ferramentais. Não raro em estruturas mais enxutas, as duas funções serem acumuladas pelo mesmo profissional.

Dada a importância mencionada desta etapa, usualmente são utilizados instrumentos de controle para direcionar as perguntas-chaves e também para que nenhum tópico importante seja desconsiderado na análise. Os mais comumente utilizados são os "checklists", que facilmente podem ser encontrados na Internet ou em literaturas especializadas. No entanto o que sugiro, é que a equipe responsável por tal atividade, desenvolva seu próprio modelo de checklist ou também denominado em algumas organizações QT (Questionário Técnico), levando em conta as experiências do time, relacionadas aos equipamentos do parque instalado, aos materiais á serem processados, aos recursos de fabricação de ferramentais disponíveis na organização ou terceiros (ferramentarias), à qualificação da mão-de-obra operacional,etc.

Disponibilizamos em nossa seção de Downloads, um modelo de checklist ou Questionário Técnico, como queiram, para sua utilização ou simplesmente como referência para elaboração do seu próprio.

Outras ferramentas mais elaboradas podem ser adotadas, como o DFMEA (Design Failure Mode and Effects Analysis), ou traduzindo livremente para o português, análise dos efeitos e modos de falha, na fase de design ou projeto. Para utilização correta desta ferramenta, sugiro que os membros da equipe e principalmente o gestor do projeto, esteja devidamente treinado e capacitado.

Qualquer dúvida, sugestões ou críticas, não hesite em nos contatar. Teremos grande prazer em interagir e trocar experiências com os interessados.

Um abraço e até o nosso próximo post: Ferramentaria: "make" or buy? Eis a questão ...

Sérgio Del Bianco

#projetodeestampos #reduçãodecustos #checklistdeprojeto #DFMEA

68 visualizações

(11) 9.8807-7624                      (11) 9.7434-1002       

projetosestampos@gmail.com  |  São Paulo-SP 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now