Enxergar todos os fluxos é o primeiro passo para a melhoria radical


Se enxergarmos todas as atividades de uma empresa como parte de um fluxo e aplicarmos os conceitos lean para melhorar cada um deles, a adoção do lean ficará mais clara e efetiva, trazendo resultados superiores.

Enxergar todos os fluxos é o primeiro passo para a melhoria radical

Todos que começam a ter contato com a filosofia lean imediatamente percebem a importância que é dada ao conceito de fluxo. Uma das primeiras orientações para quem inicia, é: parta do entendimento do que é valor para o cliente, enxergue seus fluxos de valor, elimine os desperdícios e transforme-os em uma corrente contínua.

Isso está na essência do lean e é um dos elementos que salta aos olhos quando comparamos lean com a gestão tradicional. Está na base da transformação fazer com que o produto ou o serviço flua sem interrupção, no menor tempo possível, num ritmo compassado pela necessidade do cliente e com qualidade.

De fato, tudo que é feito numa empresa pode ser enxergado como um fluxo, usando a mesma ótica lean para melhorá-lo. Se fizermos isso, será mais fácil para todos os envolvidos entender a filosofia lean e sua aplicação prática, de forma a maximizar a entrega de valor aos clientes.

Vamos a alguns exemplos sobre como essa visão pode ser ampliada, enxergando alguns fluxos importantes que existem em todas as empresas, mas que nem sempre são tratados como tal. Já adianto que são fluxos de diversas naturezas, como fluxos materiais, de informação, conceituais etc., e que se sobrepõem, uma vez que o funcionamento de uma companhia depende do complexo entrelaçamento de todos eles.

1. Fluxo de valor de produtos e serviços porta a porta

Esse é o fluxo mais evidente e em geral o primeiro (ou único) que a maioria das empresas enfoca. Chamamos "de porta a porta", pois se refere a tudo que ocorre dentro da empresa. Por exemplo, em se tratando de uma manufatura, pega-se uma família de produtos e se analisa todas atividades que agregam valor ou não, desde a matéria-prima até a expedição.

Quando a empresa é de serviços, isso é mais difícil, mas também é possível seguindo-se as etapas de um processo, que muitas vezes é de informação e envolve o cliente em diversos momentos.