TODOS OS BENEFÍCIOS DE UM ESTUDO VIRTUAL DO PROCESSO DE ESTAMPAGEM


Um software para simulação da estampagem de chapas é utilizado na avaliação da geometria peça, para orçamento e para a definição dos detalhes de produção de produtos metálicos

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A Transformação Digital vai muito além da área de Tecnologia de Informação. É um desafio de negócio, que utilizará a tecnologia como uma ferramenta para implementação do modelo. Essa mudança exige que abordagens tradicionais sejam deixadas de lado para que o ambiente empresarial se torne mais tecnológico e eficaz.

É importante destacar que essa não é apenas uma realidade para grandes empresas, as de portes médio e pequeno podem também utilizar softwares que ampliem as vantagens estratégicas e operacionais, resultando em maiores receitas e alta eficiência operacional.

Um bom exemplo vem das áreas de engenharia de ferramentais para produtos estampados e das ferramentarias de corte, dobra e repuxo, que fornecem produtos para as indústrias automobilísticas, autopeças e de linha branca. Um software específico para a área de conformação de chapas metálicas auxilia na criação virtual de todo o processo de estampagem para se confeccionar um ferramental físico para a obtenção do produto efetivo.

Os benefícios da aplicação dessa tecnologia no processo, em comparação com o modelo tradicional, são muitos, sendo que o principal está na possibilidade de se antever virtualmente a problemas na peça final e no seu processo produtivo, o que reduz o índice de retrabalho no processo. Isso significa minimizar custos, reduzir prazos, aumentar a qualidade do ferramental e das peças fornecidas, economia de energia e otimização da mão de obra da empresa.

COMO FUNCIONA

A ESTAMPAGEM

DE FORMA VIRTUAL

Um software para simulação da estampagem de chapas é utilizado na avaliação da geometria peça, para orçamento e para a definição dos detalhes de produção de produtos metálicos que passam pelos processos de conformação, sejam eles a frio, a quente ou que utilizem a hidro conformação.

Essa ferramenta oferece à indústria a possibilidade de planejar, orçar e simular toda a cadeia de produção - desde a sua concepção, a escolha do material, seu melhor processo produtivo, chegando até sua produção final, o que evita custos e retrabalhos não previstos. Isso tudo em um ambiente virtual.

O software da AUTOFORM, por exemplo, combina várias frentes de trabalho para atender as altas expectativas de quem lida com transformação digital. Veja os itens que fazem a diferença no dia a dia da empresa.

1 - Concentração dos aspectos mais importantes do Planejamento Digital do Processo Completo, dando aos usuários as ferramentas necessárias para que eles tomem as decisões corretas ao longo de toda a cadeia de desenvolvimento e produção de peças de chapa metálica.

2 - Solução para o Desenvolvimento de Produtos que auxilia engenheiros em suas funções, permitindo que eles melhorem as condições de manufatura de seus produtos antes de sua liberação.

3 - Solução de Planejamento & Orçamento, que fornece ferramentas consistentes, de fácil uso e implementação, para que os times de custos e orçamento entreguem estimativas de custo confiáveis, objetivas e precisas, sejam de peças ou de ferramentais.

4 - Solução de Desenvolvimento de Ferramental, que permite a otimização do layout do processo, do plano de métodos, uma rápida avaliação de novos conceitos e a validação final dos processos.

5 - Solução para Suporte ao Tryout & Produção, que permite significativa redução nos ciclos de tryout, o aumento na confiabilidade do processo assim como a redução nos tempos de paradas das linhas e desperdícios na cadeia produtiva.

VANTAGENS DO ESTUDO VIRTUAL

DO PROCESSO DE

ESTAMPAGEM

Já imaginou dar mais velocidade às simulações e tonar mais fácil à troca de arquivos com seus clientes? Ter mais suporte nas dificuldades técnicas e na eliminação de divergências entre o resultado simulado e o verificado na ferramenta construída? E ainda aumentar mais a acuracidade do projeto? Pois a mudança de um sistema tradicional de estampagem para um totalmente virtual traz essas vantagens.

Outros ganhos estão na REDUÇÃO de: - Tempo na elaboração do projeto da ferramenta, pois reduz as dúvidas durante a elaboração do mesmo diminuindo drasticamente o retrabalho após o tryout. - Tempo de ajuste, pois o ferramental já chega ao primeiro tryout produzindo peças em um nível dimensional elevado. - Custo com componentes, pois a definição das cargas durante a simulação é bastante precisa. - Quantidade de matéria-prima e horas de fabricação, pois minimiza a necessidade de deixar pontos para ajustes posteriores.

- Imprevisibilidade do processo, permitindo uma curva de aprendizado rápida. - Além de se poder levar em consideração, já em fases de engenharia, diversas variáveis de processo e de ruído que influenciam no seu dia a dia durante a produção tais como: espessuras de materiais, propriedades dos mesmos, forças envolvidas, etc.

BENEFÍCIO NA FASE DE COTAÇÃO

Maior acurácia na definição de orçamentos vêm ganhando importância no mercado das ferramentarias e estamparias do Brasil. Não são raros os casos de empresas deste segmento que estão produzindo com prejuízo por conta de uma cotação de uma peça ou ferramenta que não levou em consideração todos os critérios que deveria.

Além disso, a fim de se manterem competitivos, os engenheiros devem encontrar caminhos de reduzir os tempos de engenharia para desenvolvimento de peças e produção de ferramentais. A engenharia moderna enfrenta esses desafios com a aplicação da simulação dos processos de estampagem e das análises de viabilidade de produtos.

O uso de softwares de simulação como o da AUTOFORM também se mostra importante para a definição de um orçamento. Isso porque esse método alcança uma maior precisão nos custos por avaliar a peça individualmente em cada uma de suas características.

Além disso, o algoritmo dos softwares de simulação torna o processo de cotação sistemático e robusto, permitindo ao usuário fazer uma análise dos custos usando não só as dimensões da peça isoladamente, mas sim considerando as características da mesma junto aos componentes da ferramenta que serão usados em sua produção.

Outra vantagem deste método é a possibilidade de estimativa de custo da matéria-prima por meio da planificação da geometria ou do desenvolvimento do repuxo. Sabemos que o tamanho da platina a ser utilizada influencia tanto o orçamento do custo peça quanto o do ferramental.

Fonte: www.autoform.com

#projetodeestampos #simulação

(11) 9.8807-7624                      (11) 9.7434-1002       

projetosestampos@gmail.com  |  São Paulo-SP 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now