top of page

Sucata metálica: o que é e quais os benefícios do uso para a indústria?


Além de gerar economia ao segmento industrial, inclusive com energia e água, o uso da sucata metálica contribui com a redução do descarte de insumos no meio ambiente


A utilização de materiais provenientes de sobras de processos industriais – as famosas sucatas metálicas ou matéria-prima secundária – tem sido cada vez mais levada em consideração, uma vez que o setor metalmecânico brasileiro está se movimentando para gerar o menor impacto possível ao meio ambiente.


Não à toa, o consumo de sucata metálica no mercado brasileiro está aumentando.


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa), em parceria com o Ministério da Economia/Secex, revelou um aumento de 169% no volume de sucata metálica importada.


Para se ter uma ideia, em 2021 a indústria importou cerca de 244.696 toneladas de sucata, ante às 90.919 de 2020.


Os dados de 2022 ainda não foram computados a esse respeito.

Segundo Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa, “o mercado interno está abastecido de sucatas”.


sso significa que a indústria tem utilizado tanto a sucata metálica brasileira quanto a importada.


O que conta, segundo o presidente do Inesfa, é o preço.

“As siderúrgicas recorrem às importações para pressionar a baixa de preços da sucata ferrosa no Brasil”, pontua.


O que é sucata metálica?


A sucata metálica é a sobra da matéria-prima utilizada em diversos processos industriais, entre eles, fundição e fabricação de produtos variados.


A propósito, a reciclagem da sucata metálica pode ser também a partir de peças pequenas, médias e grandes, bem como de componentes e outros produtos em metal.


Na indústria, a sucata metálica passa por diversos processos, os quais compreendem a separação do material, a fundição do produto, bem como a sua moldagem.


Esse último processo fará com que o material em si fique no tamanho e formato ideal, conforme a necessidade da respectiva fábrica.


É importante saber que a sucata metálica pode ser reciclada por diversas vezes, sem sofrer alterações em sua composição.


Ou seja, uma peça, ainda que produzida a partir de sucata metálica, pode voltar ao processo de reciclagem e sua matéria-prima ser novamente utilizada pela indústria.


Além de gerar benefícios econômicos ao segmento industrial, inclusive no consumo de energia e água, o uso da sucata metálica e das demais versões contribui com a redução do descarte de insumos no meio ambiente e reduz a poluição gerada pelo beneficiamento de novas matérias-primas.


Isso, sem contar que a própria reciclagem da sucata metálica gera empregos e outros recursos em prol do país.


Entre as indústrias que mais utilizam a sucata metálica, destaque para as fundições e siderúrgicas.


Quanto à origem e tipos de sucatas, temos as seguintes informações:


Aço

A sucata de aço pode ser interna ou de retorno. Ela é proveniente das usinas siderúrgicas, a partir do processo de fabricação de diversos tipos de aço.


Processamento

Por sua vez, a sucata de processamento, ou industrial, provém das atividades industriais em suas diversas vertentes. Por exemplo: da indústria automobilística, de embalagens, naval, construção civil, fabricação de peças e componentes etc.


Obsolescência

Já este tipo de sucata vem da coleta de produtos descartados, ou seja, em desuso, cuja viabilidade não existe mais. Por exemplo: peças, máquinas, equipamentos, fios, embalagens, latas, entre outros produtos.


Benefícios da sucata metálica ao meio ambiente


Conforme citado anteriormente, a utilização da sucata metálica contribui exponencialmente com o meio ambiente. Tal destinação é ambientalmente vantajosa e prolonga ainda a vida útil dos aterros sanitários e das reservas, proporcionando também a redução no consumo de energia elétrica e dos recursos hídricos.


Conforme informações do Inesfa, o aço, por exemplo, quando é produzido a partir da sucata, deixa de poluir o ar em cerca de 85%, ao passo que o consumo de água cai em 76%. Enquanto isso, cada tonelada de alumínio reciclado poupa o meio ambiente com menos cinco toneladas de bauxita retirada.


Não à toa, a entidade revelou que houve um aumento significativo na procura por sucata metálica em 2021, o que derruba de uma vez por todas o preconceito sobre o uso do material secundário, que, muitas vezes, recebe comentários pejorativos.


Fato é que a utilização da sucata metálica resulta em produtos ainda mais valorizados no mercado atualmente e rende benefícios intermináveis à economia e ao meio ambiente.



Conheça nosso projeto de Plataforma digital para promover a maximização do reuso de sucatas metálicas e outros tipos em nossa página E-Scrap matchmaker. Clique>>










28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page